sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vinho tinto Português ganha Concurso Mundial de Bruxelas 2012


O Poliphonia Signature 2008, produzido no Alentejo pelo Gestor e Empresário Henrique Granadeiro, foi considerado o melhor vinho tinto do Concurso Mundial de Bruxelas 2012.

O vinho é elaborado com base na casta Alicante Bouschet, fermentado em lagares de mármore e que estagiou cerca de 15 meses em barricas de carvalho Francês", disse o enólogo responsável pelo Poliphonia Signature, Pedro Baptista.


A 19.ª edição do concurso ocorreu  no início do mês. Além da vitória do vinho Poliphonia Signature, dez vinhos portugueses foram premiados com grandes medalhas de ouro. Seis desses vinhos são alentejanos.

Confira a lista dos portugueses premiados:

ALENTEJO :
 - Poliphonia Signature 2008
 - Encostas de Estremoz Reserva 2009
 - Herdade das Servas Touriga Nacional 2008
 - Monsaraz Premium 2008
 - Monte das Servas Colheita Selecionada 2009
 - Palpie 2008

TEJO:
 - Cardal 2010
 - Portal da Águia 2010
 - Quinta de Lagoalva Castelão e Touriga 2010
 - Quinta de S. João Baptista 2010

O Concurso 2012 reuniu quase 8.400 vinhos de 50 Países produtores.

Foram atribuídas 2435 medalhas e a França mantém a sua posição de líder com 670 medalhas seguida da Espanha (461), Portugal (297), Itália (257), Chile (160), África do Sul (98), Suiça (65) e Austrália (57).

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Como conservar um vinho depois de aberto


O vinho é uma bebida que pode ser conservada por anos a fio sem perder a qualidade e, em muitos casos, ainda ter o seu sabor consideravelmente melhorado. Mas depois de retirada a  rolha, o caminho para o declínio é inevitável: o vinho estraga em questão de dias.


E então, como conservar uma garrafa aberta que está pela metade? De acordo com as dicas do Sommelier Wine, cada caso é um caso. Confere só:

Vinhos espumantes, champagnes e proseccos
Depois de aberto, não importa o quão caro e bom seja, o vinho espumante não dura nada. Não há como conservá-lo depois de retirada a rolha porque o gás carbônico evapora facilmente em algumas horas. O vinho não estraga de um dia para o outro, mas perde completamente o gás e os aromas. Então, se abrir um espumante, champagne ou prosecco, beba tudo.

Vinhos brancos
O vinho branco, de modo geral, dura menos do que os tintos. Mas depois de aberta a garrafa, o vinho pode ser guardado de um dia para o outro com poucas perdas, desde que em local frio. Quanto mais quente for o ambiente onde está a garrafa, mais rapidamente os aromas evaporam e o vinho oxida.

Vinhos rosados
São ainda mais perecíveis do que os vinhos brancos. Prefira não guardar, mas se sobrar, guarde em local frio.

Vinhos tintos
Há tintos leves e tintos encorpados. Os vinhos leves, de consumo casual para o dia-a-dia, suportam até um dia depois de abertos. Já os tintos mais intensos, carnudos, taninosos e alcoólicos suportam até dois dias, depois disso começam a oxidar.

Late harvest
Os vinhos de colheita tardia podem ser leves e delicados ou intensos e ácidos, doces e alcoólicos. Os leves suportam bem dois dias e os mais intensos até quatro dias, desde que em local frio.

Vinho do Porto e fortificados
A lenda diz que vinho do porto dura meses aberto. Mas isso é uma mentira, e muitos restaurantes oferecem vinhos estragados para seus clientes que não são capazes de perceber isso, pois acham que o vinho “é assim mesmo”. Não se engane em pensar que aquela sua garrafa de porto aberta há três meses no armário de bebidas está boa, pois não está. Os portos e fortificados, por possuírem maior teor alcoólico, podem durar até 10 dias. Alguns mais poderosos duram até 15 dias sem perda significativa de qualidade, mas para por aí. Depois disso, o que vem é a oxidação.

Dicas para melhor conservação
• Vinho armazenado em local frio e escuro conserva-se melhor que em local quente e luminoso;
• Nunca use a rolha que estava no vinho para tampá-lo de volta. A rolha saiu da garrafa, passou pela mão de várias pessoas e ficou sobre a mesa, deve estar suja e imprópria para servir de estanque. Prefira vedantes de metal, que devem estar sempre lavados e inodoros;
• A garrafa ficou sobre a mesa e passou de mão em mão. Portanto, higienize-a com pano limpo umedecido em álcool antes de colocá-la na geladeira;
• Evite guardar o vinho na porta da geladeira, pois é a área de maior impacto e agita demais o vinho, favorecendo a oxidação.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vinhos para o Dia das Mães


O Dia das Mães já está aí. No próximo domingo é dia de homenagear a grande estrela da casa, incrementar o cardápio e, claro, pensar naquele vinho especial para fazer bonito na mesa.

E é óbvio que a gente não ia te deixar sozinho numa data tão importante quanto essa. Para dar uma ajuda na hora de escolher o grande destaque do menu de domingo, reproduzimos aqui as dicas do Sommelier Bruno Hermenegildo, consultor do grupo Art des Caves.

Dá só uma olhada nos selecionados:

Beyerskloof Pinotage Rosé Brut
Da região de Stellenbosch, na África do Sul, este espumante é elaborado pelo Método Charmant. Com uma fantástica cor rosa, demonstra toda a competência de Beyers Truter na elaboração de Pinotage de diversos estilos. Harmoniza muito bem com peixes e saladas. Premiadíssimo, possui 3 Estrelas de John Platter. Temperatura de Consumo: de 6ºC a 9ºC.



Beyerskloof Pinotage Rosé
Este Rosé da região de Stellenbosch está entre os melhores custos- benefício da África do Sul. De cor rosa intenso, é um vinho que impressiona pelos aromas de morangos e framboesas frescas, muito delicadas e de ótima persistência. Na boca, é intenso sem ser muito doce, tornando um vinho que pode ser consumido tanto como aperitivo quanto acompanhado de frutos do mar. Possui 3 Estrelas de John Platter. Harmoniza perfeitamente com peixes e aves. Temperatura de Consumo: de 8ºC a 10ºC.



Juno Rosé
Da região de Paarl, na África do Sul, este rosé de cor rosa claro é fresco e vivaz. Com um corte pouco comum, utiliza uvas como Grenache e Zinfandel. Com excelente acidez e ótima persistência, é um vinho para ser apreciado com frutos do mar ou até mesmo com queijos de massa mole como o Brie. Possui 87 Pontos e Best Buy pela Revista Wine Enthusiast. Temperatura de Consumo: de 14ºC a 16ºC.





Meerendal Sauvignon Blanc
Este branco de Durbanville, na África do Sul, elaborado com a famosa uva Sauvignon Blanc, é sem dúvida um vinho para o verão. Com grande frescor e excelente qualidade olfativa, é um dos rótulos mais consagrados desta uva no país. Para harmonizar, a dica são saladas e peixes. Possui 3 ¹/² Estrelas de John Platter. Temperatura de consumo: 8ºC a 10ºC.



Pinna Fidelis Roble
Se a intenção for presentear com um vinho encorpado, a melhor opção é esse tinto da região de Ribera Del Duero, na Espanha. Elaborado com uvas 100% Tempranillo, tem cor intensa, quase negra, e aromas de morangos, framboesas e leves notas balsâmicas e tostadas. Vai muito bem com massas e carnes vermelhas. Possui 87 pontos no Guia Peñin. Temperatura de consumo: 14ºC a 16ºC.