sexta-feira, 13 de abril de 2012

The Vines of Mendonza: a chance de produzir seu próprio vinho

A partir de uma área de 400 hectares no Vale de Uco, na região de Mendonza, na Argentina, nasceu o Vines of Mendoza - primeiro loteamento de vinhas da Argentina.

O local foi dividido em 100 lotes (de 1,2 a 4 hectares cada) que, depois de vendidos, são cultivados e transformados em pequenas vinhas particulares.



De acordo com o texto de Lilian Cunha, jornalista do Estado de S. Paulo, não é preciso contratar empregados ou comprar produtos agrícolas para tocar a plantação: The Vines se encarrega de toda mão de obra e também da destinação da uva produzida.

As uvas podem ser vendidas para vinícolas da região ou então destinar a produção para uma vinícola própria do empreendimento onde os proprietários podem produzir seu próprio vinho.



Nos dois primeiros anos após a compra do lote, o proprietário não paga pela manutenção das vinhas. Depois, é cobrada uma anuidade de US$ 7 mil por hectare (mais impostos) - um valor mais alto que a média de custo das vinhas locais, que é de US$ 5,5 mil. A vantagem estaria no fato de o proprietário não precisar contratar mão de obra, fazer irrigação, limpar as parreiras ou supervisionar os trabalhos.

A chance de ter sua própria vinha, cultivar suas uvas e criar um vinho personalizado parece um sonho de consumo para os brasileiros: somos o segundo maior grupo dentro do Vines.


Por enquanto, só ficamos atrás dos americanos, que possuem 60 dos 100 lotes. Ficou entusiasmado? Então acessa o site do Vines of Mendonza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário