sexta-feira, 22 de junho de 2012

Queijos e Vinhos: guia prático de harmonização



Que vinho e queijo formam a dupla perfeita, todo mundo já sabe. Mas nem todo mundo se sente seguro na hora de harmonizar esses dois elementos.

Por isso, a gente reproduz aqui mais uma dica da sommelière Helena Mattar, elaborada em parceria com a amiga Camila Dias. As fotos são de Bruno Geraldi.

Confira as dicas abaixo e tim-tim!



Com o queridinho da maioria, o queijo de cabra, experimente um Sauvignon Blanc. Pode ser um delicado Sancerre (Vale do Loire, França) ou um mais intenso do Chile e Nova Zelândia que despontam como ótimos produtores da uva. E como a gente nunca escolhe um único queijo… leve um Boursin que também vai super bem.



Para o Gouda, amarelinho e macio, um Chardonnay mais suntuoso, com um pouco de corpo e toques de madeira. Pode ser um Bourgogne clássico (França), mas um chileno ou um californiano são ótimas opções também. Mais um queijo pra harmonizar? O bom e velho Brie!



Para quebrar um pouco das uvas tipicamente francesas, vamos de Sangiovese! Ah os vinhos italianos…. deliciosos e ótimos companheiros para a mesa. Escolha um Sangiovese com um pouco de corpo e estrutura como um Vino Nobile de Montepulciano ou um Chianti clássico. Para não sairmos do país, compre o famoso Parmesão e um Taleggio, para ter algo de diferente.



Não nos esquecemos dos bons queijos “azuis”, não. Eles serão a sobremesa, acompanhados por vinhos doces. Sugerimos um mais conhecido, o Roquefort, e um mais inusitado, mas não menos gostoso: Stilton, um queijo inglês. 

As harmonizações mais conhecidas são o Roquefort com o Sauternes e o Stilton com o vinho do Porto. Pois bem, experimente assim e vice-versa e veja que combina mais. Se quiser, substitua o Sauternes por algum vinho de sobremesa do Sudoeste da França ou um Late Harvest de outra nacionalidade. As opções são inúmeras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário